A situação de pandemia que o mundo vive apanhou todos de surpresa e os tempos de reação foram inevitavelmente pequenos. Tudo mudou em pouco mais de dois meses e os edifícios também tiveram de ser adaptados às novas necessidades deste momento tão particular.

Os edifícios do futuro deverão ser assim: rapidamente adaptáveis, mais flexíveis e multifuncionais; e essas características são algumas das grandes vantagens da construção a seco.

Em poucos dias transformaram-se edifícios desportivos em hospitais de campanha, salas de espera em corredores de circulação alternada, lares em zonas de confinamento, apartamentos em sala de aula/escritório/domicílio.

Numa altura em que tudo muda tão depressa esta flexibilização da construção é uma grande vantagem.

Com as soluções de construção a seco do Grupo Preceram, como a construção modular em placas de gesso Gyptec, essa flexibilização existe e é possível adaptar rapidamente edifícios para diferentes usos. Além disso é uma construção limpa, rápida, económica e ainda permite melhorar o desempenho energético e acústico dos edifícios.

A situação recente de confinamento a que todos fomos sujeitos abriu-nos os olhos para a grande necessidade de as habitações terem um bom isolamento acústico e térmico, e o quão essencial é o conforto para a saúde humana.

Com a utilização de isolamento térmico e acústico Volcalis, as soluções para a construção do Grupo Preceram permitem não só adaptar, mas ainda melhorar o edifício. Para já não falar na componente sustentável da possível reutilização de muitos dos materiais que nestas adaptações e modulações de espaço podem ser utilizados mais que uma vez, sem grandes desperdícios ou produção de resíduos.

Também dentro dos edifícios de habitação esta pandemia trouxe grandes alterações.

O que antes era uma sala é agora uma pequena sala e um escritório preparado para o teletrabalho. E a entrada de casa? Não seria possível construir um pequeno hall criando uma zona clara de separação interior/exterior?

Ao passarmos mais tempo em casa, em períodos do dia em que normalmente não o fazíamos, todos sentimos mais necessidade em climatizar, gastando mais energia. Outra grande necessidade para que fomos uma vez mais despertados, foi a importância do isolamento e conforto acústico. Embora o ruído ambiente nas cidades tenha diminuído consideravelmente ao não existir trânsito automóvel, o barulho dentro de casa cresceu e a incomodidade também.

As mudanças são gigantes, e tal como nós, os edifícios também têm de se adaptar. Com soluções Preceram é muito mais fácil criar o espaço certo para o uso certo.  As placas de gesso Gyptec (e seus acessórios), a lã mineral Volcalis e todas as soluções que o Grupo Preceram desenvolveu, permitem adaptar, modificar e melhorar um espaço ou um edifício de forma rápida, económica e sustentável.